quinta-feira, agosto 18

A aliança entre o senador Eduardo Braga e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo dada como certa nos bastidores da política amazonense. Não vai ser a primeira vez que Eduardo e Lula caminham juntos no Amazonas. Eduardo foi líder do governo Lula no Senado Federal e depois, Ministro de Minas e Energia no governo da presidente Dilma. Eduardo e Lula estiveram também no mesmo palanque em 2014.

Braga é uma das mais qualificadas biografias de candidaturas ao Governo do Amazonas, com uma lista tão consistente de serviços públicos prestados. Não é um desconhecido e nenhum aventureiro. Braga foi um gigante na arte de fazer grandes obras, cito duas aqui para não me alongar: a Ponte do Rio Negro e a Avenidas das Torres. Eduardo é perfeito? Certamente não. Mas não estaremos elegendo o próximo Deus, mas o próximo governador do Amazonas e suas credenciais os qualificam para a disputa, embora a moda do eleitor hoje seja torcer o nariz e escrachar todos os defeitos ou supostos defeitos de todos os candidatos.

Vai ser bom ver o Braga disputando o Governo do Amazonas. A eleição sem ele iria chamar mais a atenção pela ausência do que por todas as presenças reunidas. A entrada de Braga na disputa é a certeza de debates com fortes emoções, e também, a certeza de vaias e aplausos.

Pelo que vejo nos bastidores, a arquibancada está montada. Agora é aguardar as bandeiras tremular e o juiz apitar o início do jogo. E nesse jogo não vai faltar marcação cerrada, carrinho por trás e pela frente, confusão, falta, cartões e guerra dentro e fora das quatros linhas.

A expectativa agora é quem será o vice de Eduardo Braga?

Fontes ligadas ao PT no Amazonas também ventilam a possibilidade de um vice indicado pelo partido.

Mas, eu aposto minhas fichas em dois nomes: a deputada Mayara Pinheiro – que foi a deputada mais votada no último pleito – e o deputado Ricardo Nicolau – que concorreu nas últimas eleições à Prefeitura de Manaus e teve uma votação bastante expressiva.

Outro debate que envolve a aliança de Lula e Eduardo é qual será o candidato ao Senado Federal apoiado por ambos, Eu apostaria minhas fichas no senador Omar Aziz, mas não descarto que a população possa ter uma surpresa e que Arthur Neto, seja o candidato com apoio de Braga.

Mas a conjuntura mostra que o senador Omar Aziz deve receber o apoio de Braga e Lula, já que possui também uma grande articulação com os prefeitos do interior do Amazonas e tem a admiração do presidente Lula.

Para quem estaria isolado, Eduardo Braga surpreende mostrando que sabe mexer no tabuleiro eleitoral do Estado e que está pronto para a disputa nas eleições de 2022. Então, que comecem os jogos!

Share.